A primeira gestão

Dr. Miguel Patiño Cruzatti, primeiro presidente do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon.

“Como não poderia deixar de ser, o seu primeiro presidente foi Miguel Patino Cruzatti”. Desta forma Pedrinho Furlan destaca o amigo que, na época, foi fundamental para que o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon se tornasse uma realidade.

O primeiro presidente, Miguel Cruzatti, nasceu em Lima (Peru), naturalizado brasileiro. Veio ao Brasil na década de 50, tendo estudado medicina na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Depois de formado veio a instalar-se em Marechal Cândido Rondon, onde residiu e trabalhou até falecer em 24 de dezembro de 2009.

Cruzatti recordava com satisfação do início do Rotary no município. Orgulhava-se da campanha “Uma bandeira em cada sala de aula”, que foi modelo em nível distrital. Lembrava também de uma luta, iniciada na época e que até hoje não se concretizou: a instalação de um abatedouro municipal.

Em seus depoimentos sobre o início do Rotary em Marechal Cândido Rondon, o médico destacava que as primeiras reuniões aconteciam ordinariamente às sextas-feiras, às 20h30, geralmente no Clube Concórdia, muitas vezes na penumbra, pois a energia elétrica ainda não existia.

Datas históricas
Dr. Cruzatti num desfile cívico em Marechal Cândido Rondon, empunhando a bandeira do Rotary.